Hospital de Los Venerables

Localizado no cêntrico bairro de Santa Cruz, o Hospital de los Venerables é uma imponente construção de estilo barroco que se ergueu entre 1675 e 1697 com a finalidade de hospedar os pobres, idosos e sacerdotes aposentados.

O hospital foi fundado em 1627 e permaneceu ativo até que, durante a invasão francesa, foi vítima de espólio. Em 1840, uma parte do edifício foi convertida numa fábrica de tecidos e os seus habitantes foram expulsos até que, finalmente, a fábrica fechou e felizmente os seus moradores recuperaram o seu antigo lar.

Percorrendo o hospital

Tanto o hospital como a sua igreja são excelentes exemplos da alegre arquitetura barroca, tão caraterística de Sevilha.

O Hospital de los Venerables conta com dois andares e possui um belo pátio central com uma fonte e várias laranjeiras. No entanto, sem margem para dúvida, o ponto forte da visita é a igreja, um dos templos mais chamativos da cidade.

Uma vez atravessada a porta da igreja, que se destaca por suas dimensões, o edifício chama a atenção por seu aspecto adornado e vistoso, coberto por singulares pinturas murais das paredes até o teto.

Interessante, mas não imprescindível

A visita ao Hospital dos Venerables de Sevilha não decepciona, já que se trata de um dos edifícios mais interessantes da arquitetura hispalense e foi declarado Bem de Interesse Cultural em 1971. Porém, Sevilha conta com tantas construções singulares que valem a pena visitar, que acaba por ser necessário analisar todas as opções de forma pessoal em função do tempo que você vai passar na cidade.

Para sua comodidade, você pode comprar os ingressos através da página web no seguinte link:

Ingresso ao Hospital de los Venerables

Horário

De segunda a sábado: das 10:00 às 19:00 horas.
Domingos: das 10:00 às 15:00 horas.

Preço

Adultos: 12 (US$12,68).
Estudantes e maiores de 65 anos: 10 (US$10,56).
Menores de 12 anos: entrada gratuita.

Transporte

Metro: linha L1.
Ônibus: linhas 5, 1311 e 1531.

Lugares próximos

Giralda (113 m) Hospital de la Caridad (147 m) Bairro de Santa Cruz (182 m) Real Alcácer de Sevilha (238 m) Arquivo das Índias (265 m)