Hospital de Los Venerables

Localizado no cêntrico bairro de Santa Cruz, o Hospital de los Venerables é uma imponente construção de estilo barroco que se ergueu entre 1675 e 1697 com a finalidade de hospedar os pobres, idosos e sacerdotes aposentados.

O hospital foi fundado em 1627 e permaneceu ativo até que, durante a invasão francesa, foi vítima de espólio. Em 1840, uma parte do edifício foi convertida numa fábrica de tecidos e os seus habitantes foram expulsos até que, finalmente, a fábrica fechou e felizmente os seus moradores recuperaram o seu antigo lar.

Percorrendo o hospital

Tanto o hospital como a sua igreja são excelentes exemplos da alegre arquitetura barroca, tão caraterística de Sevilha.

O hospital conta com dois andares e possui um belo pátio central com uma fonte e várias laranjeiras. No entanto, sem margem para dúvida, o ponto forte da visita é a igreja, um dos templos mais chamativos da cidade.

Uma vez atravessada a porta da igreja, que se destaca por suas dimensões, o edifício chama a atenção por seu aspecto adornado e vistoso, coberto por singulares pinturas murais das paredes até o teto.

Interessante, mas não imprescindível

A visita ao Hospital dos Venerables não decepciona, já que se trata de um dos edifícios mais interessantes da arquitetura hispalense e foi declarado Bem de Interesse Cultural em 1971. Porém, Sevilha conta com tantas construções singulares que valem a pena visitar, que acaba por ser necessário analisar todas as opções de forma pessoal em função do tempo que você vai passar na cidade.

Horário

De segunda a domingo: das 10:00 às 18:00 horas.

Preço

Adultos: 5,50€.
Estudantes e maiores de 65 anos: 2,75€.
Menores de 12 anos: entrada gratuita.
Domingos das 14:00 às 18:00 horas entrada gratuita.

Transporte

Metro: linha L1.
Ônibus: linhas 5, 1311 e 1531.

Lugares próximos

Giralda (113 m) Hospital de la Caridad (147 m) Bairro de Santa Cruz (182 m) Real Alcácer de Sevilha (238 m) Arquivo das Índias (265 m)